STJ Decide que Contribuições Extraordinárias à Previdência Privada são Dedutíveis do IRPF

A recente decisão do STJ beneficia contribuintes que fazem contribuições extraordinárias para planos de previdência privada fechados, permitindo que essas sejam dedutíveis no Imposto de Renda, dentro do limite legal de 12%. Isso significa, em termos práticos, que os valores pagos para assegurar a estabilidade financeira futura do plano também poderão reduzir a base do IRPF, gerando economia tributária.


Pense nisso como um fundo de reserva extra em seu plano de aposentadoria. O STJ entendeu que essas contribuições adicionais são igualmente essenciais para garantir que o plano cumpra suas promessas de pagamento de benefícios, como um reforço de segurança. Com isso, você pode aplicar a dedução ao seu imposto de renda, mesmo sobre os valores extraordinários, o que antes não era permitido.
Para assegurar esse tipo de benefício e evitar complicações no IR, é essencial contar com especialistas que acompanham essas mudanças. Na Patriota e Soares Advocacia, analisamos cada detalhe e oportunidade das decisões fiscais, traduzindo esses direitos em economia real para nossos clientes. Fale conosco para entender como nossa equipe pode ajudar a otimizar seus impostos de maneira segura e eficaz.


Fonte:  JOTA